top of page
Buscar
  • pannahaccess

Fertilidade, infertilidade e esterilidade: você sabe a diferença?

Os três termos representam temas fundamentais para casais que desejam realizar o sonho de ter filhos



Hoje vamos falar sobre três questões que devem ser avaliadas por homens e mulheres que almejam ter filhos, seja pela primeira vez ou para aumentar a família. Vamos conhecer o que são a fertilidade, infertilidade e esterilidade.


Aliás, você conhece as diferenças entre elas?


Fertilidade É a capacidade natural de um indivíduo engravidar através da relação sexual. Para que um casal seja considerado fértil, é necessário que o sistema reprodutor esteja em pleno funcionamento. Em linhas gerais, um casal fértil é aquele que consegue engravidar em um período médio de 12 meses (um ano), através de relações sexuais frequentes.


Infertilidade Quando, após um ano de relações sexuais frequentes, considerando a idade da mulher até os 36 anos, e sem usar nenhum método contraceptivo (camisinha, pílulas anticoncepcionais, etc.) o casal não consegue a gravidez. Isto não significa que não possam tê-los, mas necessitarão de tratamento médico ou, talvez, mais tempo para realizar o sonho da maternidade e da paternidade.


Esterilidade É a impossibilidade de gerar filhos, pois o homem ou a mulher (ou ambos) é (são) incapaz(es) de gerar células sexuais ou gametas. Alterações no sistema reprodutor tanto congênito ou mesmo adquirido, como laqueadura e vasectomias, levam também à esterilidade.

Também são estéreis os casais cujos ovos ou zigotos – células resultantes da combinação entre os gametas – não são viáveis, ou seja, incapazes de gerar uma nova vida.


Consulte sempre um especialista para avaliar sua condição.


Tem alguma outra dúvida? Comente abaixo para abordarmos nas próximas postagens.


Dra. Patrícia Hara Ginecologia - Reprodução Humana



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page